O vice-líder da Oposição na Câmara, deputado Sanderson (PL-RS), e o deputado Otoni de Paula (MDB-RJ) protocolaram representações junto à Procuradoria-Geral da República (PGR) pedindo que o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), seja investigado por incitação ao crime.
A medida foi motivada por declarações feitas por Rodrigues durante um evento recente. Na ocasião, o governador afirmou: “Tivemos um presidente que sorria diante da agonia de quem sofria com a falta de ar durante a pandemia. Ele deve ser responsabilizado, e os que votaram nele também. Era para colocar todos no mesmo pacote. Coloca numa 'enchedeira' – sabe o que é isso? Uma retroescavadeira – e joga tudo na vala”.
Para Sanderson, as falas extrapolam os limites do debate político e assumem um tom “agressivo, excludente e ameaçador”, direcionado a milhões de eleitores do ex-presidente. “Sugerir que esses eleitores sejam colocados 'na vala' com o uso de uma retroescavadeira não pode ser tratado como simples figura de linguagem, principalmente quando se trata de uma autoridade pública em exercício”, afirmou.
Fonte: Gazeta do Povo