A Dinamarca anunciou nesta quarta-feira (7) que convocará o embaixador dos Estados Unidos em Copenhague devido à divulgação, pela imprensa americana, de notícias de que Washington pretende aumentar atividades de espionagem no território autônomo dinamarquês da Groenlândia, pelo qual se interessou nos últimos meses.
O governo dos EUA teria pedido a seus serviços de inteligência que identifiquem pessoas na ilha ártica e na Dinamarca que pudessem apoiar suas aspirações de incorporar esse território, alegou o The Wall Street Journal nesta quarta-feira, citando fontes não identificadas.
O presidente Donald Trump reiterou nos últimos meses que os EUA precisam “tomar posse” dessa ilha do Ártico por motivos de segurança.
“Vamos ligar para o embaixador interino dos EUA para ver se podemos negar esses relatos e ter a chance de defender nosso ponto de vista”, disse o ministro das Relações Exteriores da Dinamarca, Lars Lokke Rasmussen, à imprensa dinamarquesa ao chegar a uma reunião com seus colegas da União Europeia (UE) em Varsóvia.
Fonte: Gazeta do Povo