MENU
Sete chefes do Comando Vermelho são levados para Catanduvas, no Paraná
Rio de Janeiro é o estado com maior número de presos federais
Radioagência Nacional - Por Daniella Longuinho
Publicado em 13/11/2025 09:49
Geral
© SENAPPEN

A Polícia Penal Federal realizou nesta quarta-feira (12) a transferência de sete chefes da facção criminosa Comando Vermelho para o presídio federal de Catanduvas, no Paraná. A operação ocorreu a pedido do governo do estado do Rio de Janeiro.

A Senappen, Secretaria Nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça e Segurança Pública, informou que, com a operação, o Rio de Janeiro passa a ser o estado com maior número de presos sob custódia federal:  66 custodiados de alta periculosidade. Somente neste ano, foram feitas 19 inclusões no Sistema Penitenciário Federal.

A transferência ocorre duas semanas após a Operação Contenção, a mais letal já registrada no país, com 121 mortos, entre eles quatro policiais. Outros 113 suspeitos foram presos na ação policial, que ocorreu nas comunidades da Penha e do Alemão, na zona norte da capital fluminense.

Pelas redes sociais, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, comentou sobre a transferência. Ele escreveu: "a segurança pública não é um problema local, é um desafio nacional que exige cooperação, inteligência e coragem".

Nas penitenciárias federais, cada preso ocupa cela individual, sem contato com outros custodiados, em regime de 22 horas de isolamento e duas horas de banho de sol por dia, sob monitoramento permanente de policiais penais.

Além do isolamento de lideranças em presídios federais, a Secretaria Nacional de Políticas Penais atua com operações de inteligência penitenciária e ações integradas de segurança.  

Segundo comunicado, a Senappen investiu neste ano mais de R$ 2,8 milhões em tecnologia e inteligência prisional no estado do Rio de Janeiro com recursos do Fundo Penitenciário Nacional.

Fonte: Radioagência Nacional
Esta notícia foi publicada respeitando as políticas de reprodução da Radioagência Nacional.
Comentários